domingo, 21 de junho de 2026

Paquetá destaca evolução do Brasil na Copa e celebra retorno de Neymar ao grupo da Seleção

 
Foto: Ascom CBF

Após a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, o meio-campista Lucas Paquetá destacou a evolução da Seleção Brasileira e afirmou que o resultado dá confiança para a equipe seguir crescendo na competição.

Em entrevista coletiva concedida neste domingo (21), no hotel The Ridge, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, o jogador avaliou positivamente o desempenho da equipe comandada por Carlo Ancelotti, especialmente na construção das jogadas e no controle da partida.

“Fizemos um bom jogo, dentro da nossa expectativa de melhorar a qualidade técnica e o nosso desempenho com a bola. Conseguimos construir uma vitória importante, que nos dá mais conforto para seguir evoluindo durante a competição”, afirmou Paquetá.

Com quatro pontos conquistados e na liderança do Grupo C, o Brasil agora volta suas atenções para o confronto diante da Escócia, marcado para quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

Ao projetar o próximo desafio, o camisa 8 destacou a necessidade de respeito ao adversário, mas reforçou a confiança na proposta de jogo da Seleção.

“Em uma Copa do Mundo, todas as equipes merecem respeito. Precisamos estudar e nos preparar da melhor forma possível. Temos confiança no nosso trabalho e precisamos colocar em prática aquilo que o Mister nos pede para buscar mais uma vitória”, ressaltou.

Neymar recebe elogios de Paquetá

Durante a entrevista, Paquetá também comentou sobre o retorno de Neymar Jr. aos treinamentos com o grupo. Segundo o meio-campista, a presença do camisa 10 representa um reforço importante para a Seleção na sequência do Mundial.

Foto: reprodução/rede social

“Estamos muito felizes com a volta dele. Neymar é um jogador fundamental para a Seleção Brasileira, tem uma história marcante com essa camisa e ainda pode contribuir muito. Esperamos que ele esteja em campo o quanto antes para nos ajudar”, declarou.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.


CBF detalha semifinais da Série B Sub-20 com Ceará, Atlético-MG, Goiás e CRB na disputa pelo título

 
Foto: Ascom CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada das semifinais e da final do Campeonato Brasileiro Série B Sub-20. O documento oficial define datas, horários e locais dos confrontos que decidirão os finalistas da competição.

As semifinais serão disputadas entre Ceará e Atlético-MG, além de Goiás e CRB. As equipes garantiram vaga após superarem seus adversários nas quartas de final em confrontos equilibrados e decisivos.

O Ceará avançou ao eliminar o Internacional, enquanto o Atlético-MG conquistou a classificação diante do Coritiba. Do outro lado da chave, o Goiás levou a melhor no clássico contra o Atlético-GO, e o CRB assegurou sua vaga após superar o Sport na disputa por pênaltis.

A edição de 2026 da Série B Sub-20 contou com a participação de 16 clubes, divididos em dois grupos com oito equipes cada. Após a fase classificatória, os melhores colocados avançaram ao mata-mata, que agora chega à reta final com quatro candidatos ao título.

A expectativa é de confrontos equilibrados nas semifinais, com as equipes buscando não apenas a vaga na decisão, mas também a conquista de um dos principais títulos das categorias de base do futebol brasileiro.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.

sábado, 20 de junho de 2026

Com dois gols de Matheus Cunha, Brasil vence o Haiti e assume a liderança do Grupo C da Copa do Mundo

Foto: Ascom CBF

A Seleção Brasileira conquistou nesta sexta-feira (19) sua primeira vitória na Copa do Mundo ao derrotar o Haiti por 3 a 0, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, nos Estados Unidos. Com o resultado, a equipe comandada por Carlo Ancelotti assumiu a liderança do Grupo C.

O Brasil resolveu a partida ainda no primeiro tempo. Matheus Cunha brilhou ao marcar dois gols, enquanto Vinícius Júnior completou o placar, garantindo o triunfo da Amarelinha diante dos haitianos.

Com a vitória, o Brasil chegou aos quatro pontos e assumiu a primeira colocação da chave. Marrocos, que venceu a Escócia por 1 a 0 mais cedo, também soma quatro pontos, mas aparece em segundo lugar pelos critérios de desempate.

Após estrear com empate, a Seleção deu uma resposta convincente, controlando as ações da partida e mostrando eficiência no setor ofensivo. O resultado deixa a equipe em situação favorável na luta por uma vaga na próxima fase do Mundial.

O próximo compromisso do Brasil será na quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), diante da Escócia, em Miami. Os escoceses ocupam a terceira posição do grupo, com três pontos conquistados.

Ficha técnica

Brasil 3 x 0 Haiti
Local: Lincoln Financial Field, Filadélfia (EUA)
Árbitro: Alejandro Hernández (Espanha)
Assistentes: José Enrique Naranjo e Diego Sánchez (Espanha)
VAR: Carlos Del Cerro Grande (Espanha)

Gols: Matheus Cunha (2) e Vinícius Júnior.

Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães (Éderson) e Lucas Paquetá (Martinelli); Raphinha (Rayan), Vinícius Júnior (Danilo Santos) e Matheus Cunha (Endrick). Técnico: Carlo Ancelotti.

Haiti: Placide; Arcus (Simon), Adé, Delcroix e Duverne; Experience, Jean Jacques, Bellegarde (Etienne Jr) e Providence (Joseph); Casimir (Deedson) e Pierrot (Isidor). Técnico: Sebastien Migné.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

São Bernardo e Vila Nova defendem liderança da Série B em rodada decisiva

Foto: Ascom CBF

A disputa pela liderança da Série B do Campeonato Brasileiro promete fortes emoções neste fim de semana. São Bernardo e Vila Nova entram em campo pela 14ª rodada com a missão de vencer para tentar assumir a ponta da tabela de forma isolada.

A briga ficou ainda mais acirrada após o empate por 1 a 1 entre Sport e Atlético-GO. Com o resultado, o Leão pernambucano chegou aos 25 pontos e passou a dividir a liderança com São Bernardo e Vila Nova.

O Vila Nova será o primeiro dos concorrentes diretos a entrar em ação. Neste sábado (20), às 19h, a equipe goiana recebe o Náutico no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA). Além da possibilidade de assumir a liderança isolada, o time precisa ficar atento à aproximação dos adversários, já que o clube pernambucano soma 20 pontos e também sonha com as primeiras posições.

Já o São Bernardo joga no domingo (21), diante de sua torcida, no Estádio Primeiro de Maio. O adversário será o Juventude, que ocupa a sétima colocação, com 19 pontos, e busca se aproximar do grupo de acesso à Série A.

A rodada ainda contará com outros confrontos importantes. No sábado, o Londrina enfrenta o Athletic, enquanto o Ceará recebe o Botafogo-SP. No domingo, acontecem os duelos Avaí x Cuiabá, CRB x Fortaleza e Goiás x Operário-PR.

A 14ª rodada será encerrada com Ponte Preta x Novorizontino, na segunda-feira (22), e América-MG x Criciúma, na terça-feira (23).

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Danilo elogia organização da Seleção, exalta Endrick e projeta duelo contra o Haiti na Copa

 
Foto: Ascom CBF

O lateral-direito Danilo destacou a evolução da estrutura da Seleção Brasileira durante a preparação para a Copa do Mundo de 2026 e projetou o confronto diante do Haiti, válido pela segunda rodada da fase de grupos. A declaração foi dada nesta quarta-feira (17), durante entrevista coletiva no hotel The Ridge, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Um dos jogadores mais experientes do elenco comandado por Carlo Ancelotti, Danilo elogiou a organização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e afirmou que o atual ambiente de trabalho oferece mais tranquilidade aos atletas.

“Hoje existe um planejamento e uma organização entre os melhores que já encontrei na Seleção. Isso traz benefícios imediatos para a Copa do Mundo e também ajuda a construir uma identidade para as futuras gerações”, afirmou.

O defensor também reservou elogios ao jovem atacante Endrick, apontado como uma das principais promessas do futebol brasileiro. Segundo Danilo, o jogador tem características raras e reúne potencial para se tornar protagonista da Seleção nos próximos anos.

“Endrick é uma joia rara. Tem força, personalidade, poder de decisão e muito talento. Queremos ajudá-lo a crescer e assumir cada vez mais protagonismo dentro da Seleção”, destacou.

Sobre o próximo compromisso do Brasil, diante do Haiti, Danilo evitou qualquer clima de favoritismo e ressaltou que a equipe precisa demonstrar competitividade e comprometimento dentro de campo.

“O mais importante é mostrar ao torcedor a vontade de vencer e continuar evoluindo dentro da competição. Respeitamos todos os adversários e sabemos que uma Copa do Mundo exige atenção máxima em cada partida”, afirmou.

O camisa 13 também avaliou o empate na estreia contra o Marrocos e destacou que o resultado serviu para identificar pontos que precisam ser ajustados ao longo do torneio.

“A melhor forma de evoluir é analisar os erros com clareza. Sabemos que podemos render mais e estamos trabalhando para isso. A maturidade passa por entender os momentos do jogo e encontrar soluções dentro de campo”, concluiu.

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima sexta-feira, quando enfrenta o Haiti em busca da primeira vitória na Copa do Mundo de 2026.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.

Palmeiras e Fluminense seguem na ponta após goleadas na 4ª rodada do Brasileirão Sub-17

 
Foto: Ascom Fluminense

O Campeonato Brasileiro Sub-17 encerrou nesta quarta-feira (17) a quarta rodada da fase classificatória, mantendo a disputa pela liderança bastante equilibrada entre Palmeiras e Fluminense. As duas equipes venceram seus compromissos fora de casa com autoridade e seguem separadas apenas pelos critérios de desempate.

Na terça-feira (16), o Palmeiras visitou o Botafogo no Estádio Aniceto Moscoso, no Rio de Janeiro, e goleou por 6 a 2. O resultado manteve o Verdão na liderança da competição graças ao melhor saldo de gols.

O Fluminense respondeu à altura no dia seguinte. Atuando em Cotia, o Tricolor carioca venceu o São Paulo por 4 a 1 e permaneceu na vice-liderança. O gol sofrido diante dos paulistas foi o primeiro da equipe na competição, que agora possui apenas dois gols de saldo a menos que o líder.

Também pela quarta rodada, o Cruzeiro venceu o Corinthians por 3 a 2 e assumiu a terceira colocação. O Fortaleza superou o Juventude por 3 a 1 e aparece em quarto lugar. Já o América-MG aplicou a maior goleada da rodada ao vencer o Internacional por 6 a 1, em Betim.

Entre os clubes baianos, o Bahia foi derrotado pelo Santos por 1 a 0, em Camaçari, e ocupa a 11ª posição. O Vitória, por sua vez, conquistou um importante triunfo fora de casa ao bater o Grêmio por 1 a 0, em Eldorado do Sul, resultado que tirou o Rubro-Negro das últimas colocações.

Outros resultados da rodada foram as vitórias do Atlético-MG sobre o Flamengo por 3 a 1, do Red Bull Bragantino diante do Vasco por 3 a 2 e do Athletico-PR sobre o Atlético-GO por 3 a 1.

A quinta rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17 será disputada a partir da próxima terça-feira (23), com mais nove confrontos programados.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Guarani abre vantagem na liderança da Série C após tropeço do Brusque na 10ª rodada

Foto: Asom CBF

O Guarani segue firme na liderança da Série C do Campeonato Brasileiro após o encerramento da 10ª rodada. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Caxias, no Brinco de Ouro, o Bugre chegou aos 21 pontos e abriu vantagem na ponta da tabela.

A rodada também foi favorável ao time campineiro devido ao tropeço do Brusque, que perdeu em casa para o Santa Cruz por 1 a 0. Com o resultado, a equipe catarinense permaneceu com 18 pontos e passou a dividir a vice-liderança com a Inter de Limeira, que venceu o Paysandu por 2 a 1 fora de casa.

A 10ª rodada teve início no sábado (13), quando o Guarani superou o Caxias e o Amazonas venceu o Anápolis por 1 a 0. No domingo (14), o Santa Cruz derrotou o Brusque, a Inter de Limeira bateu o Paysandu, o Itabaiana empatou por 2 a 2 com o Ituano, o Figueirense venceu o Floresta por 2 a 1 e o Volta Redonda superou o Confiança por 1 a 0.

O complemento da rodada aconteceu na segunda-feira (15). Maringá e Maranhão ficaram no empate sem gols, enquanto Ypiranga e Botafogo-PB empataram por 1 a 1. Já a Ferroviária venceu o Barra-SC por 1 a 0, com gol do atacante Vitor Barreto.

A equipe comandada por Rogério Corrêa ampliou sua sequência invicta para oito partidas e alcançou a sétima colocação, com 16 pontos, consolidando-se na briga por uma vaga no G-8 da competição.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Vitória muda o foco para o Baianão Sub-20 após derrota para o América-MG no Brasileiro

Foto: Ascom Vitória

Após a derrota por 1 a 0 para o América-MG, na tarde desta quarta-feira (10), no CT Manoel Pontes Tanajura, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Vitória volta a concentrar suas atenções na disputa do Campeonato Baiano da categoria.

O próximo compromisso dos Leõezinhos será neste sábado (13), às 9h, diante do Grapiúna, no campo Bebeto Gama, no miniestádio do CT Manoel Pontes Tanajura, pelo jogo de volta das oitavas de final do estadual.

A equipe rubro-negra chega em vantagem após vencer a partida de ida por 2 a 1, em Pau Brasil. Com isso, um simples empate garante a classificação do Vitória para as quartas de final do Campeonato Baiano Sub-20.

Pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, o Rubro-Negro buscará a reabilitação na próxima rodada, quando enfrentará o Corinthians. O duelo está marcado para o dia 16, às 15h, no Parque São Jorge, em São Paulo, pela 16ª rodada da competição nacional.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Vitória.


Bahia perde para o Juventude pelo Brasileirão Sub-20 e volta atenções ao Baianão

 
Foto: Ascom Bahia

O Bahia foi derrotado pelo Juventude por 3 a 1 na tarde desta quarta-feira (10), no CFAC Juventude, em Caxias do Sul (RS), em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. O único gol dos Pivetes de Aço foi marcado pelo meio-campista Roger.

Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Leonardo Galbes permanece com 22 pontos e ocupa a 11ª colocação na tabela da competição nacional, mantendo a luta por uma vaga na próxima fase.

O Tricolor entrou em campo com Iuri; Fernando Gabriel, Gerald, Fredi e Daniel Lima; Sidney, Pedrinho e Roger; Fred, João Andrade e Ryan Nascimento.

Agora, o foco do Bahia Sub-20 se volta para o Campeonato Baiano da categoria. O próximo compromisso será neste sábado (13), às 15h, diante da Juazeirense, no CT Evaristo de Macedo, pelo jogo de volta das oitavas de final do estadual.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Bahia.

Raphinha elogia Ancelotti e projeta estreia do Brasil na Copa do Mundo: "Errar o menos possível"

Foto: Ascom CBF

O atacante Raphinha destacou a admiração pelo técnico Carlo Ancelotti durante entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (10), no hotel The Ridge, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, onde a Seleção Brasileira segue a preparação para a Copa do Mundo de 2026.

Adversário do treinador italiano nos confrontos entre Barcelona e Real Madrid, o jogador celebrou a oportunidade de trabalhar ao lado de um dos profissionais mais vitoriosos do futebol mundial.

“A história que ele construiu dentro do futebol é admirável, não apenas para quem trabalha com ele, mas também para os adversários. Espero poder fazer a favor tudo aquilo que fiz contra ele, principalmente na Copa do Mundo. Vou buscar sempre dar o meu melhor, física e tecnicamente, para ajudar o grupo e alcançar bons resultados”, afirmou Raphinha.

O atacante também ressaltou a importância de minimizar erros em uma competição de tiro curto como o Mundial. Com a experiência da Copa do Mundo de 2022, ele acredita que a equipe precisa manter alto nível de concentração durante toda a disputa.

“É uma competição muito traiçoeira. Temos pouco tempo de preparação e precisamos errar o mínimo possível. O principal ponto de atenção é justamente a necessidade de manter a regularidade em um período curto de jogos”, destacou.

Vivendo grande fase no Barcelona, Raphinha afirmou que chega mais maduro para disputar seu segundo Mundial. Na última temporada pelo clube espanhol, o brasileiro participou de 33 partidas, marcou 21 gols e distribuiu sete assistências, contribuindo para as conquistas do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha.

O camisa 11 também comentou sobre a preparação para a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. O Brasil enfrenta o Marrocos no próximo sábado, às 19h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, pela primeira rodada do Grupo C.

“Estamos estudando os pontos fortes e fracos do Marrocos para chegarmos bem preparados. Ainda temos alguns dias de trabalho até a estreia e vamos aproveitar esse período para evoluir e entender melhor o adversário”, concluiu o atacante.

 Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.

 

 

sexta-feira, 5 de junho de 2026

Wesley celebra primeira Copa do Mundo e destaca superação na carreira

 
Foto: Ascom CBF

Convocado para disputar sua primeira Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, o lateral-direito Wesley revelou que não imaginava alcançar esse momento há alguns anos. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (4), o ex-jogador do Flamengo destacou a superação das críticas recebidas no início da carreira e celebrou a trajetória que o levou ao Mundial.

Após se destacar no Flamengo e conquistar a Copa do Brasil em 2024, Wesley foi chamado pela primeira vez para a Seleção em 2025 e, posteriormente, transferiu-se para a Roma, da Itália, onde se consolidou como uma das principais peças da equipe.

Foto: Ascom CBF

O jogador também elogiou o trabalho do técnico Carlo Ancelotti, destacando as orientações recebidas para evoluir tanto na defesa quanto no apoio ao ataque.

“Estar em uma Copa do Mundo é a realização de um sonho e o reconhecimento de todo o esforço que fiz ao longo da carreira”, afirmou.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.

quinta-feira, 4 de junho de 2026

CBF escala árbitro FIFA para decisão entre Vitória e Fortaleza pela Copa do Nordeste

 
Foto: Ascom CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a equipe de arbitragem para a grande final da Copa do Nordeste 2026 entre Vitória e Fortaleza. O confronto decisivo será disputado neste sábado (6), ás 26h, no Barradão, em Salvador.

O árbitro principal será o pernambucano Rodrigo José Pereira de Lima, de 39 anos, integrante do quadro da FIFA. Esta será sua primeira atuação em uma final da Copa do Nordeste, embora possua ampla experiência em competições nacionais. Na atual temporada, ele já comandou 11 partidas da Série A do Campeonato Brasileiro, além de dois jogos da Série B e outros dois pela Copa do Brasil.

A equipe de arbitragem será composta majoritariamente por profissionais da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Os assistentes serão Francisco Chaves Bezerra Júnior e Luiz Carlos de Franca Costa. Já o árbitro de vídeo (VAR) ficará sob responsabilidade de Gilberto Rodrigues Castro Júnior.

O Vitória chega à decisão com vantagem após vencer o jogo de ida por 2 a 1, na Arena Castelão, em Fortaleza. Diante de sua torcida, o Rubro-Negro precisa apenas de um empate para conquistar o hexacampeonato da competição regional.

Arbitragem da Final da Copa do Nordeste 2026

Vitória x Fortaleza
Data: 6 de junho de 2026 (sábado)
Local: Barradão, Salvador (BA)

  • Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE/FIFA)
  • Assistente 1: Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
  • Assistente 2: Luiz Carlos de Franca Costa (PE)
  • Quarto Árbitro: Tarciso Flores da Silva (RN)
  • Quinto Árbitro: Daniella Coutinho Pinto (BA/FIFA)
  • VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Bahia é derrotado pelo Juventude no CT Evaristo de Macedo pelo Brasileirão Sub-17

 
Foto: Ascom Bahia

O Bahia foi derrotado pelo Juventude por 1 a 0 na tarde desta quarta-feira (3), no CT Evaristo de Macedo, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17.

Apesar de atuar em casa, os Pivetes de Aço encontraram dificuldades diante da equipe gaúcha e acabaram sofrendo o único gol da partida aos 17 minutos do segundo tempo.

Após sair em desvantagem, o Tricolor pressionou em busca do empate e criou boas oportunidades na reta final do confronto. No entanto, a equipe esbarrou nas defesas do goleiro adversário e não conseguiu evitar o revés.

Com o resultado, o Bahia busca recuperação na próxima rodada da competição nacional. O compromisso será na terça-feira (9), fora de casa, diante do Atlético-GO.

A equipe comandada pelo técnico Túlio Bilaque iniciou a partida com Arthur; Jonathan Marinho, Leonardo, Leônidas e Christhofer; Keven, Denis Felipe e Fábio Ryan; Lyan, Luidi e Daniel David. Durante o jogo, entraram Pedro Thaylan, Henry Riquelme, Wesley, Halex, Ricardo e Victor Gabriel.

Mesmo com a derrota, o elenco segue focado na sequência do campeonato, buscando a reabilitação para continuar na briga pelas primeiras posições da tabela.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Bahia.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Vitória vence Fortaleza de virada no Castelão e fica a um empate do título da Copa do Nordeste

 
Foto: Ascom Vitória

O Vitória deu um passo importante rumo ao hexacampeonato da Copa do Nordeste ao vencer o Fortaleza por 2 a 1, de virada, na noite desta terça-feira (2), na Arena Castelão, em Fortaleza, pelo jogo de ida da decisão da competição regional.

Com o resultado, o Rubro-Negro chega em vantagem para a partida de volta, marcada para o próximo sábado (6), às 16h, no Barradão. Diante de sua torcida, o Leão precisará apenas de um empate para conquistar o sexto título da Copa do Nordeste.

O Fortaleza saiu na frente ainda no primeiro tempo, com gol de Vitinho, aos nove minutos. No entanto, a equipe comandada por Jair Ventura mostrou poder de reação na etapa final e contou com a estrela dos jogadores que saíram do banco de reservas para garantir a virada.

Aos 38 minutos do segundo tempo, Renato Kayzer converteu cobrança de pênalti e deixou tudo igual. O atacante chegou a 11 gols na temporada e se consolidou como um dos principais nomes ofensivos do time.

Quando o empate parecia definido, o argentino Diego Tarzia apareceu nos acréscimos para decidir. Aos 47 minutos, o meia-atacante acertou um belo chute de fora da área e marcou um golaço, decretando a vitória rubro-negra no Castelão.

A atuação consistente e a capacidade de reação reforçam o bom momento do Vitória, que agora está a um empate de levantar mais uma taça regional diante de sua torcida.

Ficha Técnica

Copa do Nordeste 2026 – Final (Jogo de Ida)

Fortaleza 1 x 2 Vitória

Data: 2 de junho de 2026
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
Assistentes: Schumacher Marques Gomes e Luís Filipe Gonçalves Correa (PB)

Gols:
Vitinho, aos 9 min do 1º tempo (Fortaleza);
Renato Kayzer, aos 38 min do 2º tempo (Vitória);
Diego Tarzia, aos 47 min do 2º tempo (Vitória).

Público: 30.042 pagantes
Renda: R$ 814.105,00

Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Luan Freitas (Ronald) e Lucas Gazal; Rodriguinho, Lucas Sasha, Rodrigo Santos, Pochettino (Gabriel Fuentes) e Mucuri; Vitinho (Ryan) e Luiz Fernando. Técnico: Thiago Carpini. 

Vitória: Lucas Arcanjo; Edenílson (Renato Kayzer), Cacá, Luan Cândido e Ramon (Ronald); Caíque Gonçalves (Jamerson), Zé Vítor, Martínez (Tarzia) e Matheuzinho; Erick (Marinho) e Renê. Técnico: Jair Ventura.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Vitória.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Vitória inicia busca pelo hexacampeonato da Copa do Nordeste em final contra o Fortaleza

 
Foto: Ascom CBF

A decisão da Copa do Nordeste 2026 colocará frente a frente dois tradicionais campeões da região. O Esporte Clube Vitória, dono de cinco títulos da competição, inicia nesta terça-feira (2) a busca pelo hexacampeonato diante do Fortaleza Esporte Clube, que tenta conquistar sua quarta taça.

O primeiro duelo da final será disputado às 21h, na Arena Castelão. A partida de volta acontecerá em Salvador, em data a ser confirmada pela organização do torneio.

A arbitragem ficará sob responsabilidade do paraibano Afro Rocha de Carvalho Filho, de 34 anos, integrante do quadro da CBF e eleito o melhor árbitro do Campeonato Paraibano de 2025.

Vitória busca ampliar galeria de títulos

O Rubro-Negro tem uma longa história de sucesso na competição regional. O primeiro título nordestino foi conquistado em 1976, quando o torneio ainda era denominado Torneio José Américo de Almeida Filho. Na decisão, o Vitória venceu o América Futebol Clube por 3 a 0, em Natal, com dois gols de Zé Júlio e um de Geraldão.

A conquista mais recente aconteceu em 2010, sob o comando do técnico Ricardo Silva. Na ocasião, o Leão derrotou o ABC Futebol Clube por 2 a 1, de virada, em Natal, com destaque para Kleiton Domingues e Marconi.

Campanha até a decisão

Para chegar à final de 2026, o Vitória eliminou o ABC nas semifinais. A equipe venceu por 6 a 2 no Barradão e voltou a triunfar em Natal por 4 a 3, garantindo a classificação com autoridade.

Nas quartas de final, o Rubro-Negro superou o Ceará Sporting Club por 1 a 0, no Barradão. Já na fase de grupos, terminou na liderança do Grupo A, com 10 pontos, somando três vitórias, um empate e uma derrota.

O ataque rubro-negro marcou 21 gols na competição. Os artilheiros da equipe são Erick e Renê, ambos com cinco gols. Já o principal goleador do torneio é Wallison, do ABC, com seis gols. Erick também lidera o quesito assistências pelo Vitória, com seis passes para gol.

Do outro lado, o Fortaleza garantiu vaga na decisão após eliminar o Sport Club do Recife. Após perder o jogo de ida por 2 a 1, no Castelão, a equipe cearense venceu por 2 a 0 na Ilha do Retiro e avançou à final.

Jair Ventura projeta confronto equilibrado

O técnico Jair Ventura chega à decisão com números positivos na temporada. Em 33 partidas no comando do Vitória, soma 16 vitórias, seis empates e 11 derrotas, alcançando aproveitamento de 54,5%.

O treinador destacou o grau de dificuldade da final e o respeito ao adversário, que é comandado por Thiago Carpini, ex-técnico do clube baiano.

A expectativa é de dois jogos equilibrados entre equipes que protagonizam uma das decisões mais aguardadas do futebol nordestino em 2026.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Vitória.

domingo, 31 de maio de 2026

Bahia vira sobre o Botafogo nos acréscimos e sobe para o G-6 do Brasileirão

 
Foto: Ascom Bahia

O Bahia conquistou uma importante vitória de virada sobre o Botafogo de Futebol e Regatas por 2 a 1, na noite de sábado (30), em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Mesmo saindo atrás no placar logo aos seis minutos de jogo, o Tricolor mostrou poder de reação e buscou a virada na segunda etapa. O empate saiu em um lance de gol contra da equipe carioca, enquanto o zagueiro David Duarte marcou o gol da vitória nos acréscimos, garantindo os três pontos para o time baiano.

Com o resultado, o Bahia chegou aos 26 pontos e subiu para a sexta colocação na tabela de classificação, mantendo-se na disputa pelas primeiras posições da competição.

O técnico Rogério Ceni escalou o Bahia com Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Zé Guilherme; Caio Alexandre, Erick e Rodrigo Nestor; Kike Olivera, Erick Pulga e Willian José. No decorrer da partida, entraram Sanabria, Everaldo, Everton Ribeiro, Ademir e Marcos Victor.

Após a vitória, o elenco tricolor terá uma pausa em razão da realização da Copa do Mundo. O próximo compromisso pelo Brasileirão está previsto para o dia 22 de julho, diante do Clube Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, pela retomada da competição nacional.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Bahia.

sábado, 30 de maio de 2026

Brasil Seleção Brasileira finaliza preparação para o duelo contra o Panamá

 
Foto: Ascom CBF

A Seleção Brasileira finalizou na manhã deste sábado (30) a preparação para o duelo contra o Panamá. A atividade, realizada na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), encerrou o período da equipe comandada por Carlo Ancelotti na região serrana do Rio de Janeiro. Ao todo, foram quatro sessões de treinamento, além de uma bateria de avaliações médicas.

Antes, o técnico concedeu entrevista coletiva e já anunciou a escalação titular: Alisson; Wesley, Bremer, Léo Pereira e Alex Sandro; Casemiro e Bruno Guimarães; Luiz Henrique, Matheus Cunha, Raphinha e Vini Jr.

O treino foi aberto a patrocinadores e familiares dos atletas. Os jogadores distribuíram autógrafos e fotos e receberam o carinho da torcida.

Ainda hoje, a Seleção se despede da Granja Comary e irá para o Rio de Janeiro, onde enfrenta o Panamá às 18h30 deste domingo (31), no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.

sexta-feira, 29 de maio de 2026

Bahia estreia contra o América-MG e inicia caminhada no Brasileirão Sub-17

 
Foto: Ascom Bahia

Os Pivetes de Aço iniciam no próximo sábado (30) a caminhada no Campeonato Brasileiro Sub-17 de 2026. O primeiro desafio do Bahia será diante do América-MG, às 15h, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Atual campeão baiano da categoria, o Tricolor chega para a competição nacional após um período de preparação intensiva no CT Evaristo de Macedo, sob o comando do técnico Túlio Bilaque.

O objetivo da equipe é garantir uma vaga entre os oito melhores colocados da primeira fase, que avançam para as quartas de final. A partir do mata-mata, os confrontos serão disputados em jogos de ida e volta.

A competição reúne algumas das principais categorias de base do futebol brasileiro e é considerada uma importante vitrine para a formação de novos talentos.

Próximos jogos do Bahia no Brasileirão Sub-17

30/05 (sábado), às 15h
América-MG x Bahia – Arena Independência

03/06 (quarta-feira), às 15h
Bahia x Juventude – CT Evaristo de Macedo

09/06 (terça-feira), às 15h
Atlético-GO x Bahia – Estádio Valdir Cândido de Queirós

16/06 (terça-feira), às 15h
Bahia x Santos – CT Evaristo de Macedo

23/06 (terça-feira), às 15h
Bahia x Vitória – CT Evaristo de Macedo

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Bahia.

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Bahia renova contrato de Caio Suassuna até 2029 e garante permanência de promessa da base

 
Foto: Ascom Bahia

O Esporte Clube Bahia SAF anunciou a renovação de contrato do atacante Caio Suassuna. Um dos destaques das categorias de base do clube, o jogador de 19 anos assinou novo vínculo com o Tricolor até o final da temporada de 2029.

A renovação reforça a aposta do Bahia no desenvolvimento de jovens talentos formados no clube. Em 2026, Caio vem se destacando pelo time Sub-20, onde já marcou oito gols no Campeonato Brasileiro da categoria e outros três no Campeonato Baiano.

O atacante também tem ganhado espaço no elenco principal. Sua estreia como profissional aconteceu na partida contra o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, pela segunda rodada do Campeonato Baiano.

Desde então, Caio Suassuna voltou a ser utilizado em outras partidas do estadual e também recebeu oportunidades em competições nacionais, entrando em campo no confronto diante do Remo, pela Copa do Brasil, e no empate contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, na Arena Fonte Nova.

Com a renovação, o Bahia assegura a permanência de uma das principais promessas de sua base e projeta a continuidade do processo de integração do atleta ao elenco profissional.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Bahia.

quarta-feira, 20 de maio de 2026

Bahia intensifica preparação para enfrentar o Coritiba com treino tático no CT Evaristo de Macedo

 
Foto: Ascom Bahia

O Bahia realizou, nesta quarta-feira (20), mais uma sessão de treinamentos no CT Evaristo de Macedo, dando sequência à preparação para o confronto diante do Coritiba Foot Ball Club, válido pelo Campeonato Brasileiro.

As atividades começaram com um trabalho de aquecimento no campo 2 do centro de treinamento. Na sequência, o elenco seguiu para o campo principal, onde participou de um treinamento tático em campo aberto no formato 11 contra 11.

A atividade foi comandada pelo técnico Rogério Ceni, com o auxílio da comissão técnica formada por Charles Hembert, Leandro Dell e Nelson Simões.

O duelo entre Bahia e Coritiba está marcado para a próxima segunda-feira (25), e o elenco tricolor retorna aos treinamentos na sexta-feira (22), dando continuidade aos ajustes para a partida.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Bahia.

domingo, 17 de maio de 2026

Vitória perde para o Bragantino fora de casa e volta atenções para semifinal da Copa do Nordeste

 
Foto: Ascom Vitória

Com quatro desfalques, sendo três no sistema defensivo, o Esporte Clube Vitória foi derrotado pelo Red Bull Bragantino por 2 a 0, na noite deste domingo (17), no Estádio Nabi Abi Chedid, em confronto válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Com o resultado negativo, o Rubro-Negro encerra a rodada na 14ª colocação, com 19 pontos conquistados e cinco vitórias na competição. O clube ainda possui um jogo atrasado da quarta rodada, diante do Botafogo de Futebol e Regatas.

Após a partida, o Vitória volta suas atenções para a semifinal da Copa do Nordeste. O Leão enfrenta o ABC Futebol Clube nesta quarta-feira (20), às 21h, no Estádio Manoel Barradas.

Pelo Campeonato Brasileiro, o próximo compromisso será diante do Sport Club Internacional, no sábado, às 17h, também no Barradão.

Para o duelo contra o time gaúcho, o técnico Jair Ventura não poderá contar com Zé Vítor, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Vitória.

sábado, 16 de maio de 2026

Vitória Sub-20 arranca empate com o líder Palmeiras fora de casa pelo Brasileirão da categoria

 
Foto: Ascom Vitória

O time sub-20 do Esporte Clube Vitória conquistou um importante empate diante do líder Palmeiras por 2 a 2, na tarde desta sexta-feira (15), na Arena Barueri, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro da categoria.

O destaque da equipe rubro-negra foi o meia Hiago, autor dos dois gols dos Leõezinhos no confronto disputado em Barueri.

Com o resultado, a equipe da Fábrica de Talentos chegou aos 16 pontos e ocupa a 10ª colocação na tabela da competição nacional.

O próximo compromisso do Vitória Sub-20 será no dia 20, diante do Cruzeiro Esporte Clube, em Belo Horizonte, pela sequência do Brasileirão da categoria.

O técnico Mário Henrique escalou o Vitória com: Davi; Gean, Kauan, Ivan e Wanderson; Nico, Luís Guilherme, Hiago e Alejandro; Ruan Gabriel e Guilherme. Entraram no decorrer da partida Vinícius, Eliandro e Airton.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Vitória.

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Bahia segue preparação no CT Evaristo de Macedo com retorno de Kanu e Willian José aos treinos

 

Foto: Ascom Bahia

O Bahia deu sequência à preparação na manhã desta quinta-feira (15), no CT Evaristo de Macedo, visando os próximos compromissos da temporada.

Após uma ativação física inicial, o elenco foi dividido em equipes para um treinamento técnico comandado pelo técnico Rogério Ceni. A atividade teve foco na posse de bola em espaço reduzido, com exigência de sequência de passes antes das finalizações. O exercício contou com dois times e um jogador coringa.

Na segunda parte do treinamento, sem a participação dos atletas que iniciaram a partida em Belém, pela Copa do Brasil, a comissão técnica promoveu um trabalho tático em campo aberto.

Ao fim das atividades, alguns jogadores permaneceram no gramado para aprimorar finalizações, enquanto atletas do sistema defensivo realizaram exercícios específicos de posicionamento e marcação.

Entre as novidades, o atacante Willian José e o zagueiro Kanu treinaram normalmente com o grupo. Já o meio-campista Caio Alexandre iniciou o processo de transição física e técnica.

O goleiro Ronaldo também esteve em campo e segue o cronograma de recuperação ao lado do atacante Ruan Pablo, ambos em atividades híbridas entre academia e gramado.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Bahia.

quinta-feira, 14 de maio de 2026

Definidos os 16 classificados às oitavas da Copa do Brasil; Vitória elimina Flamengo no Barradão

 
Foto: Ascom Vitoria

Estão definidos os 16 clubes classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil 2026. As últimas vagas foram confirmadas na noite desta quinta-feira (14), com as classificações de Esporte Clube Vitória, Athletico Paranaense, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Fortaleza Esporte Clube, Associação Chapecoense de Futebol e Sport Club Corinthians Paulista.

Os destaques da rodada ficaram por conta de Vitória e Chapecoense, que conseguiram reverter desvantagens diante de adversários cariocas. No Estádio Manoel Barradas, o Vitória venceu o Flamengo por 2 a 0 e avançou após ter perdido o jogo de ida por 2 a 1.

Já na Arena Condá, a Chapecoense derrotou o Botafogo de Futebol e Regatas por 2 a 0 e também garantiu vaga após reverter a derrota por 1 a 0 sofrida no primeiro confronto.

O Corinthians voltou a vencer o Barra Futebol Clube por 1 a 0, desta vez na Neo Química Arena, enquanto o Grêmio goleou o Associação Desportiva Confiança por 3 a 0, no Batistão.

No duelo entre Atlético Clube Goianiense e Athletico Paranaense, o empate sem gols voltou a se repetir, e a classificação do Furacão veio nos pênaltis, por 4 a 1.

O Fortaleza empatou por 0 a 0 com o Clube de Regatas Brasil, mas avançou graças à vitória por 2 a 1 conquistada no jogo de ida.

Antes disso, já haviam garantido vaga nas oitavas os clubes Clube Atlético Mineiro, Cruzeiro Esporte Clube, Club de Regatas Vasco da Gama, Clube do Remo, Mirassol Futebol Clube, Fluminense Football Club, Palmeiras, Sport Club Internacional, Santos Futebol Clube e Esporte Clube Juventude.

O sorteio dos confrontos das oitavas de final será realizado no dia 26 de maio, às 11h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro.

Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom Vitória.

Paquetá destaca evolução do Brasil na Copa e celebra retorno de Neymar ao grupo da Seleção

  Foto: Ascom CBF Após a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, o meio-campista Lu...