O presidente
da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou de uma reunião histórica do Conselho da
Fifa na quarta-feira (5). Durante o evento virtual, os conselheiros aprovaram a
criação do Mundial de Clubes Feminino a partir de 2028 e a realização anual da
Copa das Campeãs, a partir de 2026.
Essas competições fazem parte da estratégia da Fifa para promover o crescimento do futebol feminino globalmente. O Mundial de Clubes Feminino contará com 16 equipes, distribuídas da seguinte forma:
- 2 vagas
para a América do Sul
- 2 vagas
para a África
- 2 vagas
para a Ásia
- 2 vagas
para a Concacaf
- 3 vagas
adicionais definidas em partidas preliminares entre os classificados de cada
confederação
"É um dia histórico para o futebol feminino", exaltou Ednaldo Rodrigues, membro do principal órgão executivo do futebol mundial desde março de 2023. "A Fifa busca fortalecer o futebol feminino em todo o mundo, e a CBF compartilha esse objetivo."
A fórmula de disputa do Mundial de Clubes Feminino também foi definida. A competição terá 4 grupos com 4 equipes cada, com as 2 melhores equipes de cada grupo avançando para as quartas de final, seguidas de semifinais e final. Não haverá disputa de terceiro lugar. O país-sede ainda não foi definido.
Já a Copa das Campeãs da Fifa será realizada anualmente, a cada temporada, nos anos em que não houver Mundial de Clubes Feminino. A competição reunirá 6 equipes, sendo os campeões de cada competição continental de futebol feminino.
A primeira edição da Copa das Campeãs está agendada para 2026, entre 28 de janeiro e 1 de fevereiro. As edições subsequentes ocorrerão em 2027 (27-31 de janeiro) e 2029 (24-28 de janeiro).
Fonte: Giro Esportivo com os Craques da bola, rádio web Sotero e ascom CBF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário